Dentro do Portal Ouvidor Digital, cada relato possui dois campos que registram diferentes momentos do seu ciclo de vida. Para analisar os relatos no Portal Ouvidor Digital, é importante entender as diferentes dos campos chamados “Data de Realização” e “Data de Criação”.
Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, eles representam momentos distintos e complementares do ciclo de vida de um relato.Compreender essa diferença é fundamental para garantir a correta leitura das informações, apoiar a rastreabilidade do processo e assegurar que prazos, análises e relatórios reflitam a realidade. Em auditorias, investigações internas ou apresentações para a liderança, distinguir esses dois marcos ajuda a demonstrar transparência e consistência no tratamento das denúncias.
Data de Realização: Corresponde ao dia e horário em que o manifestante registrou o relato no canal (Web, WhatsApp ou telefone). Marca o momento em que o manifestante finalizou o seu registro e recebeu o protocolo.
Data de Criação: Refere-se ao dia e horário em que o relato saiu do pré-tratamento feito pela equipe do Ouvidor Digital e foi disponibilizado no portal para o comitê da organização. Indica o momento em que o relato ficou oficialmente disponível para análise e tomada de decisão interna.
Ter clareza da diferença dos campos ajuda sua organização a avaliar prazos de resposta, otimizar fluxos internos e fortalecer a governança do canal.

Exemplo de tela de um Relato com a indicação dos dois campos.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo