Gestor de Relato: o que é, como funciona e como atribuir responsáveis.

Criada por Suporte OD, Modificado em Seg, 1 Dez na (o) 1:58 PM por Suporte OD

A funcionalidade Gestor de Relato permite que o usuário Ouvidor (perfil com permissão completa no sistema) atribua um responsável direto por cada relato da plataforma. Essa atribuição tem o objetivo de organizar o fluxo de trabalho, garantir visibilidade sobre quem está acompanhando o caso e facilitar o direcionamento interno das atividades relacionadas ao relato. 

Com essa funcionalidade, cada relato pode ter responsáveis claros, comunicados automaticamente, e todo o processo ganha mais controle, eficiência e segurança.

O que é o Gestor de Relato?

É o usuário responsável por fazer a gestão geral do relato: acompanhar o andamento, monitorar atualizações e garantir que o processo está sendo conduzido conforme as normas internas da instituição.

Importante destacar que:

  • Somente o perfil Ouvidor pode atribuir e ser atribuído como Gestor de um Relato.

  • O Gestor de Relato não interfere e não limita as ações que podem ser atribuídas a outros usuários.

    • Ações como investigar, finalizar um relato, solicitar mais evidências, entre outras, continuam podendo ser delegadas normalmente a qualquer usuário habilitado.

  • Cada relato pode ter um ou mais gestores, de acordo com a necessidade da organização.

Quais notificações o gestor recebe?

Assim que um gestor é atribuído a um relato, ele recebe automaticamente (caso habilitada nas Preferências do portal): Notificação no portal, E-mail e SMS (quando o plano contratado inclui esse recurso).

Essas notificações garantem que o responsável seja alertado imediatamente sobre a nova atribuição.

Onde essa informação aparece?

Ao abrir o relato, a seção Gestores do Relato fica disponível na lateral esquerda da página do relato, permitindo visualizar quem são os responsáveis atribuídos. Além disso, a listagem geral de relatos agora possui um filtro exclusivo, permitindo localizar rapidamente relatos gerenciados por um gestor específico.

Como atribuir gestores a um relato?

1. Acesse a página principal de Relatos, clique no número sequencial para abrir o Relato.

2. Localize o campo “Gestores do relato”. O campo fica na coluna esquerda, logo abaixo da área de Etiquetas.

3. Clique em “Selecionar” e a lista exibirá apenas usuários com permissão de Ouvidor, pois somente esse perfil pode assumir a função de gestor.

4. Escolha um ou mais gestores, selecionando o(s) usuário(s) desejado(s) e salve a atribuição. Ao clicar no ícone de confirmação (check), o sistema grava a alteração e dispara automaticamente as notificações.

5. Registro no histórico. Toda ação relacionada ao gestor, seja atribuição, edição ou remoção, fica registrada na página Logs, garantindo rastreabilidade e transparência.


Como filtrar relatos por gestor?

Na página de Relatos:

  1. Clique em Filtro e no campo Parâmetro, selecione Gestores do relato.

  2. Escolha o operador “igual a”.

  3. Selecione o gestor desejado.

  4. Clique em Adicionar filtro e a lista exibirá apenas os relatos atribuídos àquela pessoa.

Veja o vídeo de como atribuir um gestor a um relato e usar o filtro.


Quer ter acesso a essa funcionalidade? Fale com o nosso time de Sucesso do Cliente, clicando aqui.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo