Como adicionar documentos com vencimento e lembrete no Portal Ouvidor Digital.

Criada por Suporte OD, Modificado em Qua, 21 Mai na (o) 2:26 PM por Suporte OD

Com o novo recurso do Módulo de Documentos, agora você pode definir a data de vencimento dos documentos adicionados à plataforma e programar um lembrete automático para ser notificado antes que o documento expire.


Essa funcionalidade garante que documentos importantes — como políticas internas, códigos de conduta, guias e manuais — estejam sempre atualizados e revisados no tempo certo, fortalecendo a gestão de compliance da sua organização.


Passo a passo: como adicionar um documento com vencimento e lembrete.


1. Acesse o módulo de Documentos.

  • No menu lateral, clique em Documentos.
  • Ao abrir o Módulo, você verá a lista de documentos já adicionados e sugestões de materiais úteis.

Dica: Use o campo de busca ou os filtros para localizar documentos existentes com mais facilidade.


2. Clique em “Adicionar novo documento”.

  • No canto superior direito da tela, clique no botão azul “+ Adicionar novo documento” para abrir o formulário de cadastro.


3. Preencha os campos obrigatórios.

  • Nome do documento: Dê um título claro e objetivo (ex: Política de Segurança da Informação).
  • Data de vencimento do documento: Escolha a data final de validade do documento.
  • Data de lembrete do vencimento: Defina quando você deseja ser notificado antes do vencimento.


4. Faça o upload do arquivo PDF.

  • Clique em “Selecionar um arquivo” ou arraste o documento diretamente para o campo indicado.

Lembre-se: o sistema aceita apenas arquivos em formato PDF.


5. Finalize clicando em “Adicionar documento”.

  • Após preencher os campos e selecionar o arquivo, clique no botão Adicionar documento para concluir.
  • O documento será salvo na plataforma com as informações de vencimento e lembrete associadas.


Exemplo de preenchimento do formulário para adicionar novo documento.


Como funcionam os lembretes?

Na data escolhida para o lembrete, você será notificado sobre o vencimento do documento. As notificações podem ser enviadas por:

  • Notificação dentro do portal Ouvidor Digital.
  • E-mail.
  • SMS (de acordo com o plano contratado pela sua organização).


Importante: Certifique-se de que seu e-mail e número de celular estejam atualizados no seu perfil para garantir o recebimento das notificações.


Exemplo de notificação por E-mail.


Exemplo de notificação no portal.


Visualizando vencimentos e lembretes

Depois de adicionar os documentos, você pode acompanhar:

  • A data de vencimento na tabela de documentos.
  • A data de lembrete configurada.
  • E o tamanho e nome do arquivo, com possibilidade de visualizar.


Dúvidas frequentes:

  • Posso editar a data de vencimento depois?

Não! Ainda não é possível fazer a edição dos documentos e da datas definidas. 


  • Para quem o sistema avisa sobre o vencimento?

A notificação será enviada ao usuário que adicionou o documento.


  • O que acontece se o documento vencer?

Nenhuma ação automática é aplicada, por parte do sistema. Cabe ao usuário seguir com as devidas tratativas. 


Atenção!

Esse novo recurso foi criado para te ajudar a manter seus documentos organizados, atualizados e dentro das melhores práticas de governança. Não perca prazos importantes. Ative os lembretes e garanta a conformidade da sua organização!


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo